Qual o melhor tratamento para fraturas do Rádio Distal?

Você sabia que um estudo clínico comparou diferentes métodos de tratamento conservador de fraturas do rádio distal em 60 pacientes?

Os métodos testados foram órtese 3D, gesso convencional e tala gessada, e os pacientes foram divididos igualmente entre os três grupos.

Após três meses de tratamento, os resultados foram muito interessantes. Todos os pacientes obtiveram sucesso no tratamento conservador, sem necessidade de nova redução ou conversão para tratamento cirúrgico. Além disso, os grupos apresentaram resultados semelhantes para os desfechos clínicos estudados, como estabilidade da imobilização, perfusão de extremidades e presença de lesões de pele, e também resultados funcionais a médio prazo na avaliação clínica de 3 meses.

No entanto, um resultado foi especialmente relevante: o escore total de satisfação do paciente, considerando conforto, adesão, odor e coceira, foi significativamente maior no grupo tratado com órtese 3D quando comparado ao gesso convencional e tala gessada. Isso sugere que a adoção da órtese 3D no tratamento de fraturas distais do rádio pode apresentar vantagens em relação ao conforto e ainda manter resultados clínicos comparáveis.

Apesar de os resultados desse estudo não poderem ser generalizados, é uma ótima notícia para a área da saúde que a impressão 3D possa trazer novas soluções para o tratamento de lesões e fraturas. Com o avanço da tecnologia, novas possibilidades e soluções surgem a todo momento, beneficiando pacientes e profissionais da área médica.

Fonte: Chen Y, Lin H, Yu Q, et al. Application of 3D-Printed Orthopedic Cast for the Treatment of Forearm Fractures: Finite Element Analysis and Comparative Clinical Assessment. Biomed Res Int . 2020;2020:9569530. Published 2020 Jul 25. doi:10.1155/2020/9569530

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *