Hefesto Medtech

PETLock Orthosis®: órtese por impressão 3D

A órtese customizada é confeccionada através do escaneamento 3D do membro que necessita ser imobilizado ou do membro contralateral. A imagem registrada é enviada para um software onde será aplicado o modelo de órtese indicado sobre a anatomia 3D obtida pelo escaneamento 3D. Subtrai-se a imagem 3D do membro e o resultado final é a órtese customizada pronta para ser enviada para a impressão 3D.

A utilização da órtese customizada e personalizada impacta diretamente em menor incômodo quando comparada a outros tipos de imobilizações como as confeccionadas com gesso ortopédico, por exemplo.

A higienização sem a retirada desta órtese também é uma vantagem considerável. O paciente pode tomar banho com ela e secá-la com um secador de cabelo, por exemplo, sem a necessidade de envolver o local com plástico ou filme de pvc e também não depender de outra pessoa para auxiliá-lo. 

Esta possibilidade permite que odores provenientes da transpiração sejam evitados e lesões cutâneas melhor acompanhadas sem a necessidade de troca da imobilização.

E qual seria a vantagem da utilização de um software e da impressão 3D na confecção das órteses? O software possibilita a modelagem 3D da órtese, aplicando o material utilizado apenas nos pontos necessários ao bloqueio da movimentação articular envolvida, assim como a retirada deste mesmo material onde ele não desempenha nenhuma função. Este processo torna a órtese mais leve, sem comprometer a sua eficiência. A impressão 3D possibilita a utilização de polímeros recicláveis como PET, PLA e Nylon na produção de órteses customizadas e personalizadas sem a necessidade de uma produção em larga escala e de armazenamento. Estes fatores possibilitam uma produção sob demanda sem a necessidade de estocagem do produto e contribuem diretamente na otimização de custos, assim como na diminuição do peso de lixo hospitalar quando comparado às imobilizações gessadas.

APOIO:

Quer conhecer a PETLock Orthosis®? Saiba o que a tecnologia pode fazer pela Ortopedia.

Ir para WhatsApp