É muito comum termos que explicar as diferenças entre Órteses e Próteses, principalmente nas funcionalidades e características de cada uma delas. Apesar das diferenças de definição, de maneira geral ambas ajudam pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia e são usadas para tratar patologias adquiridas e congênitas.

Órtese

A órtese é um dispositivo externo aplicado ao corpo que modifica ou reintegra os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro-músculo-esquelético. Ajudam a dar suporte, imobilização e alinhamento dos membros do usuário. Podem assumir formas diversas e auxiliarem no tratamento de lesões de várias articulações e são o que chamamos de tutores externos. No caso da órtese criada pela Hefesto Medtech, a PETLock Orthosis®, é feita sob medida através de impressão 3D e é ajustável. Essa tecnologia apresenta diversas vantagens tanto para o meio ambiente, por ser feita com polímeros recicláveis, quanto para pacientes, que usam um dispositivo que se adapta a sua anatomia, além de ser molhável, leve e tem um design moderno, o que facilita a adesão do paciente ao tratamento.

Diferenças entre Órtese e Prótese em Ortopedia
Exemplo de Órtese

Prótese

As próteses são aparelhos ou peças artificiais que desempenham funções de substituição de alguma parte do corpo. Podem substituir membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputados ou removidos cirurgicamente como consequência de  problemas e patologias variadas. No caso da Ortopedia, as próteses são utilizadas principalmente para substituir membros amputados ou com defeitos congênitos ou adquiridos diversos e tem diversas formas e tamanhos e designs a fim de substituir na totalidade a função do membro perdido.

A outra forma de prótese que é amplamente utilizada na ortopedia é a prótese para a substituição de articulações danificadas por problemas diversos como a artrose, necrose óssea de regiões periarticulares, doenças congênitas deformantes (ex: Legg-Calvé-Perthes). São predominantemente metálicas e podem substituir ombro, cotovelo, quadril, joelho, entre outras articulações.

Diferenças entre Órtese e Prótese em Ortopedia
Exemplo de Prótese

 

Leia mais assuntos relacionados a Ortopedia 4.0 em nossas NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *