– BioModelos.
– Implantes.
– Imobilizações.
– Instrumentação Cirúrgica.

 

BioModelos

A impressão de uma peça anatômica tridimensional a partir de um exame permite ao médico a análise da anatomia normal e/ou patológica e por vezes complexa em casos complexos.
Entre os casos mais beneficiados por essa prática estão as fraturas graves, deformidades ósseas e tumores por exemplo.
O papel educacional do Biomodelo também é destacado, permitindo ao estudante de medicina ou residente maior entendimento das lesões e condições estudadas, assim como facilita o planejamento de procedimentos.
Finalmente, também permite ao paciente uma maior compreensão de sua lesão, facilitando a comunicação com médico e equipe.

Órteses e Imobilizações

O desenvolvimento da tecnologia e a demanda por opções melhores de imobilização é atendida pela criação de órteses específicas para o paciente.
Consideradas como vantagens da customização da órtese estão a melhor adaptabilidade, menor necessidade de trocas e conforto. A grande maioria das órteses ainda é feita com diferentes tipos de plástico, sendo mais resistentes a danos em meio externo e permitindo maior independência e satisfação ao paciente.

Implantes

Já há alguns anos estão descritos implantes paciente-específico criados por meio de tecnologia aditiva.
Os campos em que são mais descritos em literatura médica são em cirurgias reconstrutivas por Sarcomas ou deformidades ósseas graves.

A indústria acompanhando a tendência da tecnologia tem disponibilizado componentes de prótese elaborados especificamente para o paciente, apontando possível futuro da evolução das técnicas de artroplastia.

Guias e Instrumentação Cirúrgica

A partir do Estudo de imagens (comumente TC) é possível desenvolver guias de corte ou perfuração em uma posição precisa para o paciente.
Algumas das áreas em que essa tecnologia já é empregada : Inserção de parafusos pediculares de coluna, guias de corte em artroplastias e no tratamento de algumas fraturas por técnicas minimamente invasivas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *